É possível que você se pergunte: por que preciso conhecer as vantagens do NOC (em português, Centro de Operações de Rede) para monitorar o meu ambiente de TI? Hoje em dia, independentemente da área de atuação, todas as empresas se sustentam através da tecnologia. Nesse sentido, precisamos compreender as vantagens do NOC, para garantir um monitoramento mais ativo da infraestrutura de TI.
Antes de tudo, vamos explicar as funcionalidades deste serviço:
O NOC é um setor (interno ou externo à empresa) que conta com profissionais altamente qualificados para realizar o monitoramento e a gestão de eventos de TI. Uma das principais atuações deste setor é evitar que um usuário final identifique um erro na infraestrutura de TI antes da equipe responsável. Esse tipo de acontecimento, apesar de parecer incomum, é bastante recorrente e pode causar problemas tanto técnicos quanto institucionais.
Ao aderir a um NOC, seja interno ou externo, a equipe responsável estará sempre à frente das falhas, descobrindo problemas no momento em que eles ocorrem. Assim, é possível tomar providências para evitar que um erro de tecnologia gere perdas financeiras para a empresa.
Quando falamos em um NOC externo à sua organização, podemos tratar de algumas vantagens, sendo a primeira delas o foco da sua equipe de TI no core business da empresa. Outras vantagens são:
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Acompanhamento ininterrupto
O acompanhamento constante do seu ambiente de TI evita o desenvolvimento de problemas maiores, já que eles são identificados logo no início. Isso permite que sua empresa tenha menos danos financeiros e estruturais, posto que sempre estará agindo de maneira assertiva na resolução das falhas.
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Economia de tempo e aumento de eficiência
Ao detectar falhas rapidamente, seu ambiente de TI segue cumprindo seus papéis como deve ser. E mais: como o monitoramento é constante, sua eficiência aumenta, afinal, é possível prever pequenas falhas antes mesmo que elas ocorram.
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Manutenção ativa e detecção precoce
Com uma equipe especializada no monitoramento, a manutenção é preventiva. Isso ocorre porque os profissionais que trabalham no time do NOC atuam ativamente na detecção de problemas ou irregularidades na sua infraestrutura de TI.
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Redução de downtimes
Todas as vantagens listadas acima se traduzem numa das grandes vantagens do NOC: a redução de interrupções. Isso permite que a sua empresa siga trabalhando da melhor forma possível, sem precisar de pausas constantes para resolver problemas que podem ser antecipados e previamente solucionados.
Quer saber mais sobre esse serviço? Entre em contato conosco e descubra como implementar um NOC externo à sua empresa.