ERP TOTVS Protheus®️: Saiba tudo sobre a Migração do Dicionário de Dados para o Banco de Dados

A evolução da linha ERP TOTVS Protheus®️ trouxe um importante recurso para a comunidade TOTVS: a migração do Dicionário de Dados para o Banco de Dados.  

Como uma nova funcionalidade, o dicionário no banco fornece grande flexibilidade e funcionalidade a esse sistema. A partir da migração, os usuários terão maior controle para personalizar os campos de suas ferramentas, trazendo mais abrangência e facilitando o dia-a-dia de quem administra os processos. 

O objetivo é agregar maior agilidade na leitura do dicionário, centralizando os metadados e os dados aos cuidados do SGBD, contribuindo para facilitar a integração com o Identity e otimizando a inclusão de todas as tabelas e dados referentes aos dicionários dentro do banco de dados TOTVS. 

Além disso, com o lançamento do release 12.1.2210, essa migração obrigatória também ampliará as possibilidades de customização que adequam o sistema aos seus processos de negócio. 

Neste artigo, vamos explicar melhor as necessidades da migração do dicionário para o banco de dados da TOTVS e mostrar as inúmeras vantagens que a funcionalidade pode trazer para a sua operação. 

Boa leitura! 

Saiba mais: Contratar uma consultoria em TI é realmente vantajoso? 

Dicionário de Dados e Banco de Dados: como é e o que muda com a migração no ERP TOTVS Protheus®️ 

A melhoria da utilização do Dicionário de Dados dentro do Banco de Dados TOTVS é algo que vem sendo desenvolvido para otimizar a rotina de toda comunidade ERP TOTVS Protheus®️.  

Sem a migração, o sistema oferece o banco e o dicionário de dados separados, onde o banco serve como um repositório no qual são armazenados todos os dados gerados pela empresa, enquanto o dicionário rege a criação, consulta e estruturação de todas as tabelas de dados do banco.  

Com isso, sem a migração, é preciso que o usuário crie as tabelas no dicionário para que, então, o ERP TOTVS Protheus®️ “enxergue” a operação a ser executada e crie essa mesma tabela no banco.  

Através da migração, os usuários podem se beneficiar da utilização de apenas um sistema, de forma sincronizada e funcional. Isso traz mais agilidade na leitura das operações, otimizando as buscas de informações e melhorando a gestão de configuração do cliente. 

Dica para você: Migração de banco de dados: o que é e como deve ser feita 

Vantagens da migração  

A migração do dicionário para o banco oferece muitas vantagens para os usuários.  

Por exemplo, agora, os arquivos de usuários, menus, help, profile de usuário, e outros recursos estão no banco, cada um com um conjunto específico de novas tabelas, trazendo mais agilidade e eficiência para as operações dentro do sistema.  

Além disso, dentre as vantagens que a migração passa a oferecer, podemos citar: 

-Facilitação da administração do ambiente; 

-Centralização dos metadados e dos dados sobre os cuidados do SGBD; 

-Redução dos pontos de falha; 

-Diminuição do I/Os no AppServer; 

-Mais agilidade para as operações dentro do sistema; 

-Backup centralizado;  

-Maior controle e segurança de informações; 

-Otimização dos programas na busca de informação;

-Melhora da performance dos programas que fazem o acesso do dicionário de dados;

-Maior facilidade para integração com o Identity; 

-Melhora da aderência do sistema às novas tecnologias.  

Saiba mais: LGPD: como garantir a segurança para as suas informações? 

Pré-requisitos para a migração do dicionário para o banco de dados 

A migração do dicionário de dados do ERP TOTVS Protheus®️ para o banco de dados é muito importante, pois envolve um dos ativos mais valiosos da empresa: seus dados.  

Por isso, é preciso se atentar a todos os pré-requisitos antes de realizá-la. São eles:   

-Sistema ERP TOTVS Protheus®️ 12, a partir do release 12.1.23 ou superior; 

-LIB: versão 20190131 ou superior; 

-Binário: Appserver 170117A – Lobo Guará ou superior; 

-DBAccess: Build 20181212 ou superior; 

-Licence Server Virtual: igual ou superior 01.03.013; 

-Ctree Server: Não é mais obrigatório; 

-Chave TOPMEMOMEGA configurada no arquivo appserver.ini do Servidor de Aplicação; – Obrigatoriedade do menu do Configurador (SIGACFG.XNU) estar dentro do StartPath (pasta System na configuração padrão). 

Obviamente, implementar essa migração é de tamanha importância para o seu negócio que o ideal é contar com uma consultoria especializada em ERP TOTVS Protheus®️, como a MR Consultoria.  

Além de garantir todo o suporte para o sucesso da migração, contar com a MRC nessa etapa ainda vai preparar sua empresa o próximo passo: a atualização do release 12.1.2210.  

Conte com a MRC e colha todos os benefícios que a migração sustentável do Dicionário de Dados para o Banco de Dados ERP TOTVS Protheus®️ traz ao seu negócio. 

Entre em contato cipf-es.org agora mesmo com nossos especialistas e tire suas dúvidas.