LGPD: como garantir a segurança para as suas informações?

Governança, criação de protocolos e orientação continuada são algumas das etapas iniciais do trabalho de proteção contra vulnerabilidades. Contar com quem entende do assunto é fundamental! 

A segurança da informação, se já era fundamental para qualquer corporação, ficou ainda mais em evidência depois da chegada da Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD. Essa é uma lei que tem como objetivo a proteção dos direitos de liberdade e de privacidade de todos os que estão no ambiente virtual. 

Entender essa regulamentação e implementar as melhores práticas para garantir a proteção aos dados pessoais é uma necessidade não só sob o ponto de vista estratégico, mas também da segurança jurídica. Afinal, a LGPD prevê multas e sanções pesadas para quem não estiver protegido contra as ciberameaças. 

Gestores e profissionais de TI já estão cientes dessa necessidade. Tanto que a pesquisa Agenda 22, realizada pela empresa de auditoria Deloite, com apoio da Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca), mostra que 95% dos entrevistados investiram recentemente na segurança da informação. 

A questão é que a realidade de mercado implica na otimização do uso dos ativos financeiros, seja qual for a área. E quando se trata da necessidade de investimentos na segurança digital, é preciso dar o passo mais correto possível.  

Com garantir a segurança das suas informações nesses tempos de LGPD? Siga a leitura e descubra em detalhes! 

Dica para você! Conheça Serviços que vão elevar o nível da sua Gestão TI 

Cultura de proteção de dados 

Em primeiro lugar, de nada adianta o gestor perder noites de sono pensando na segurança da informação se essa preocupação não for compartilhada com toda a equipe de colaboradores.  

Não existe uma “caixa mágica” que garanta a proteção contra ciberameaças. Claro, são necessárias ferramentas para isso, mas elas se tornam vulneráveis se não existir uma cultura corporativa de segurança digital. 

Cada usuário do parque de TI da empresa precisa receber orientações sobre boas práticas no uso das tecnologias. O trabalho de governança, criação de protocolos e orientação é um bom começo para garantir que vulnerabilidades não apareçam de bandeja para pessoas com más intenções. 

Dica para você! Governança de TI: descubra o que é e como aplicar na sua empresa 

Ferramentas para aumentar a sua segurança digital 

Outro ponto importante é que um sistema extremamente seguro hoje não é necessariamente a melhor ferramenta para garantir a segurança amanhã. As ciberameaças mudam literalmente de um dia para o outro e ter monitoramento constante e respostas rápidas a ataques é fundamental. 

Uma das frentes mais importantes para esse tipo de monitoramento é o Network Operations Center (NOC), ou Centro de Operações de Rede. Essa é uma estrutura que conta com tecnologias e profissionais dedicados a uma gestão ágil e eficiente das atividades de TI da empresa. 

Parte da responsabilidade desse time é garantir a segurança das informações, com softwares preparados para um monitoramento full time das operações e protocolos para a gestão de risco e resposta imediata a ameaças. 

Também é trabalho do NOC reconhecer novas vulnerabilidades e formas de ataque, mantendo a segurança da informação em constante atualização. É preciso ter sistemas de proteção sempre um passo à frente das ameaças. 

Dica para você!  Conheça os 4 benefícios do NOC para a sua empresa 

Expertise faz toda a diferença 

A maioria absoluta das empresas tem a tecnologia da informação como um meio de atingir seus objetivos, e não como seu core business. Assim, mesmo que os colaboradores saibam tudo sobre o produto ou serviço pelos quais a empresa funciona, eles dificilmente têm o know-how necessário para proteger os sistemas das ameaças virtuais. 

Contar com um parceiro que traga essa expertise para dentro da sua empresa é uma atitude que faz toda a diferença. Mas como escolher esse parceiro? Busque referências, análise clientes que essa empresa possui e, se possível, converse com eles para entender como é feito esse atendimento. Observe também quais são as tecnologias que essa consultoria pode oferecer para você. 

Tenha os melhores serviços de proteção de dados 

A MR Consultoria oferece mais uma camada de segurança para seus dados: nossa parceria com a PRIVACIDADE+, uma consultoria especializada em Privacidade e Proteção de Dados. O serviço é sob medida para a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Criamos até um canal direto para caso tenha alguma dúvida ou solicitação referente ao tema. Basta enviar um e-mail para lgpd@mrconsultoria. 

Entre em contato conosco agora mesmo e descubra que ter acesso a todas essas ferramentas é mais fácil do que você pensa. Conheça também as nossas redes sociais (Facebook, Instagram e LinkedIn) ou fale com nossos especialistas via telefone: 11 3740-2200. 

Chegou a hora de elevar o nível da sua gestão de TI e queremos estar juntos nesse projeto!