Monitoramento de TI: por que é tão necessário?

A rotina dos gestores de empresas que não realizam o monitoramento de TI está sempre prestes a ligar um sinal amarelo. Isso acontece porque, quem não monitora seus sistemas pode, a qualquer momento, passar por algum tipo de problema inesperado.  

Entretanto, diferentemente do que se pensa, o processo monitoramento de TI não se trata apenas da contratação de uma ferramenta de monitoramento. Pelo contrário: como o nome já diz, é um processo, que precisa de um ritual para ser implementado. 

Empresas que não contam com uma cultura de monitoramento precisam investir, inicialmente, em planejamento. É nessa etapa que será possível identificar a configuração mais adequada para garantir um fluxo de atendimento à prova de falhas. 

Antes de olhar para fora, olhe para dentro da sua operação. 

Para começar a implementar essa cultura de monitoramento de TI, temos algumas dicas. São elas: 

  1. Foque nos detalhes da informação e atente-se a situações repetitivas e que podem apresentar riscos à segurança dos dados; 
  2. Trate os incidentes de maneira completa, acompanhando desde a descoberta até sua extinção; 
  3. Gere relatórios com indicadores para tomada de decisão; 
  4. Tenha transparência com a equipe e garanta que todos estejam envolvidos no processo. 

Após esses 4 passos, será possível começar a pensar em uma solução mais completa, que ajude você no processo de gestão e controle de TI. Ainda assim, destacamos que de nada adianta uma boa ferramenta sem uma cultura de monitoramento. 

Por isso, atue diretamente nos problemas que já existem na empresa, identificando-os e trabalhando-os com um passo a passo bem estruturado. 

A partir desse momento, você pode investir em um NOC (Centro de Operações de Rede, em português) e começar a controlar, de forma unificada, todos os seus sistemas de rede.  

As vantagens de aderir ao NOC 

As vantagens de aderir ao NOC são diversas e se estabelecem desde a prevenção do downtime até a melhora na produtividade e na satisfação dos usuários com o ambiente de TI. E mais: 

  • Monitoramento 24/7 
  • Disponibilidade dos recursos de TI 
  • Rápida coleta de dados 
  • Gestão de riscos 

Quer saber como iniciar uma cultura do monitoramento e conhecer como a MR Consultoria pode ser útil para essa solução ser implementada no seu negócio? Entre em contato com a gente, descubra nossos projetos e nossa expertise e faça parte da nossa rede de desenvolvimento empresarial.