Durante esse ano, muitos gestores começaram a se perguntar: em qual estágio da transformação digital a minha empresa se encontra? Essa pergunta, apesar de parecer básica, é, na verdade, um grande avanço para as discussões sobre o tema.
Nos últimos anos, a transformação digital foi pauta de muitas conversas, simpósios, debates. Mas raramente ela chegava a ser discutida na prática. Muitas empresas ainda estavam engatinhando para realizar o seu processo de digitalização quando a pandemia do coronavírus estourou.
A pandemia, portanto, serviu como uma grande aceleradora, exigindo que os negócios se tornassem cada vez mais digitais. Mas, após mais de 8 meses de grandes transformações, vale a pergunta: em qual estágio da transformação digital está a sua empresa?
Os estágios da transformação digital
Sabe-se que a transformação digital não é um projeto, com início, meio e fim. Ela é um processo, que precisa ser desenvolvido. Entretanto, para que esse processo ocorra da melhor maneira possível, trazendo diferenciais competitivos para o negócio, é preciso mapeá-lo. Conheça aqui as etapas da transformação digital:
1.Estágio pessoal
O primeiro estágio é o mais difícil. Antes de impactar a cultura da empresa, é preciso impactar positivamente cada pessoa enquanto indivíduo. Nesse momento a sua empresa precisa compreender as prioridades, motivações e preferências dos colaboradores. Ao se aproximar deles, será mais fácil iniciar o estágio dois, que é verificação da sua infraestrutura para a transformação digital.
2. Estágio estrutural
No estágio estrutural, a sua empresa já conseguiu repassar para seus colaboradores a importância da transformação digital para os objetivos organizacionais e profissionais de cada um. Agora, é a hora de verificar as ferramentas existentes, quais delas colaboram e quais desestimulam o processo de digitalização. Se a fase um era mais “emocional”, a fase dois é mais “técnica”, e precisa da sua devida atenção.
3. Estágio cultural
Se a sua empresa já chegou no terceiro estágio, isso é um verdadeiro sucesso. Afinal, é no estágio cultural que tanto os colaboradores quanto as ferramentas já estão integrados para seguir o processo de transformação. Aqui, o principal ponto de atenção deve ser a gestão para que as modificações ocorridas até esse momento não sejam perdidas, e o processo não mude de direção.
Após visualizar esses três estágios, você já consegue responder onde a sua empresa está? Para continuar se transformando e se digitalizando, conte com a nossa parceria. Aqui na MR Consultoria atuamos com empresas de diferentes áreas, que se encontram em diferentes estágios. Entre em contato com a gente e descubra como podemos ajudar.