Consultoria de TI: como ela pode ajudar na estratégia do seu negócio

homem de terno e gravata lendo relatórios

Uma consultoria de TI tornou-se parte importante de uma empresa que quer investir nas áreas estratégicas do negócio. A principal justificativa para essa afirmação é que a transformação digital já está em outro patamar.  

Agora em 2021, as empresas se digitalizaram e estão cada vez mais tecnológicas. E esse fator é decisivo para que seja necessário buscar uma consultoria em TI. 

Como o papel da tecnologia se expandiu nas empresas, as lideranças da área passaram a ser mais cobradas pela interação com os outros setores. Ou seja, quando tudo depende da TI, é preciso mudar os comportamentos, os sistemas, enfim: a maneira de fazer negócios. 

Nesse momento, são integrados diferentes profissionais, de diferentes setores. Formas diversas de trabalhar acabam se unindo e, com isso, alguns atritos aparecem. A solução é, então, investir em uma cultura forte, que valorize a resolutividade.  

Em outras palavras, é preciso enxergar a TI como uma área estratégia, que auxilia no resultado dos negócios. Entretanto, em muitos momentos a equipe tática está tão imersa em determinado projeto e não consegue enxergar além daquele problema. E nesse momento é importante a presença de uma consultoria em TI. 

O que é a TI estratégica? 

Para que a TI possa participar dos negócios de forma efetiva, direcionada ao futuro da empresa, é preciso que ela seja estratégica. Aqui, separamos 3 características para isso: 

– A TI não deve ser um fim em si: ela deve permitir metas e objetivos estratégicos;  

– A tecnologia deve ter um valor agregado;  

– É preciso medir metas e objetivos estratégicos antes e depois da implantação da tecnologia e responsabilizar-se pelos resultados. 

Nesse momento de mudança estratégica é que entra o importante papel da consultoria de TI: abrir os olhos de todos para pensar e se movimentar na direção das soluções, mitigando os riscos e corrigidos os erros existentes. Um dos focos, inclusive, é o mapeamento de soluções tecnológicas que podem ser mais bem utilizadas na empresa. 

As 3 principais vantagens de contratar uma consultoria de TI

1. Alavancar produtividade e resultados

A tecnologia da informação é uma ferramenta que pode potencializar a inovação em outros setores da empresa. Ou seja, ter um nível alto de maturidade em TI aumenta as possibilidades de usar a tecnologia como catalisadora de desempenho. Ou seja: aumentando a produtividade, a eficiência e construindo diferencial competitivo. 

2. Auxílio de especialistas

Ao contratar uma consultoria de TI, sua equipe encurta o tempo de construção de uma governança de TI, evitando o “multitasking” do time tático. Com o auxílio de profissionais capacitados de uma consultoria, é possível avaliar o cenário, mapear riscos, identificar oportunidades de melhoria e sugerir soluções que resolvem problemas reais.

3. Segurança digital

Se os dados são a nova mina de ouro, você não pode deixá-los desprotegidos. No dia a dia, determinados processos de rotina podem apresentar riscos à segurança da empresa e mesmo assim passarem despercebidos. E em um mundo cada vez mais digital, a segurança de informação é essencial. Assim, ter o apoio de especialistas para identificar esses gaps de segurança é essencial para o futuro dos negócios. 

Além dessas 3 vantagens, existe ainda a redução de custos. Afinal, quando as empresas recorrem à consultoria de TI, é comum que consultores identifiquem processos que podem ser eliminados. E isso gera economia de tempo e recursos. 

Quer conhecer mais sobre como uma consultoria de TI pode ajudar a sua empresa? Clique aqui e descubra.